Fatores que Influenciam a Natalidade
Nos países desenvolvidos, a taxa de natalidade é geralmente baixa. Isto acontece devido ao uso generalizado de métodos contracetivos, acesso fácil ao planeamento familiar e maior nível de instrução, especialmente das mulheres. Outros fatores incluem a maior participação da mulher no mundo do trabalho, aumento dos custos com a educação dos filhos, casamentos tardios e mais divórcios.
Já nos países em desenvolvimento, encontramos taxas de natalidade mais altas. As razões? Dificuldades de acesso a métodos contracetivos, problemas na implementação do planeamento familiar (muitas vezes por questões religiosas ou analfabetismo), papel da mulher focado em ser mãe e dona de casa, e filhos vistos como fonte de rendimento. Os casamentos precoces e a poligamia também contribuem.
O Índice Sintético de Fecundidade (ISF) mede o número médio de crianças que cada mulher tem durante a sua vida fértil (dos 15 aos 49 anos). Este indicador é super importante porque nos diz se a renovação de gerações está garantida ou não.
🌍 Sabias que? Para que uma população consiga substituir as suas gerações, o número de filhos por mulher deve ser igual ou superior a 2,1. Este valor é chamado de índice de renovação de gerações!