Orientação Solar e Sombras
O Sol é uma excelente referência para nos orientarmos. Ao nascer, aparece aproximadamente a este (nascente) e ao pôr-se, desaparece a oeste (poente). Ao meio-dia solar, quando o Sol atinge a sua altura máxima no céu, ele indica o sul (para quem está no hemisfério norte).
As sombras também ajudam na orientação. Na nossa latitude, a sombra de um objeto ao nascer do Sol indica o oeste e ao pôr do Sol indica o este. Ao meio-dia solar, a sombra atinge o seu comprimento mínimo.
O tamanho das sombras varia ao longo do dia devido ao movimento de rotação da Terra. No início da manhã, as sombras são longas. Por volta do meio-dia, tornam-se mais curtas, e no fim da tarde, voltam a ficar longas.
🌡️ Sabias que o aquecimento da superfície terrestre depende da inclinação dos raios solares? No verão, os raios atingem o solo com maior inclinação, o que causa maior aquecimento.
Uma das consequências mais óbvias da rotação da Terra é a sucessão do dia e da noite. Durante 24 horas, quase todos os locais da Terra passam por um período de luz (dia) e um período de escuridão (noite).