Doenças da Contemporaneidade
As doenças cardiovasculares representam um conjunto de problemas que afetam o coração e os vasos sanguíneos, sendo muito comuns atualmente. A obesidade, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, também é um grande problema de saúde pública.
O cancro é uma doença caracterizada pela proliferação desordenada de células que podem invadir os tecidos de um órgão. É uma doença genética que afeta os genes, mas nem sempre é hereditária - depende do tipo de cancro.
A doença começa com uma alteração do DNA (mutação), que faz com que a célula se multiplique de forma descontrolada. Se esta multiplicação interfere com as células vizinhas, forma-se um tumor maligno; caso contrário, é um tumor benigno.
As causas do cancro podem ser fatores ambientais físicos (radiação nuclear, UV), químicos (amianto, pesticidas, tabaco) ou biológicos (infeção por vírus). Raramente, a causa é hereditária. Normalmente, quando ocorrem erros na multiplicação celular, o corpo os deteta e elimina as células defeituosas, mas quando isso não acontece, pode desenvolver-se o cancro.
🛡️ Proteção: Muitos cancros podem ser prevenidos com hábitos saudáveis como não fumar, limitar a exposição solar e manter uma alimentação equilibrada!