Controlo do Ciclo Celular
Num organismo multicelular, a proliferação celular é rigorosamente controlada. Apenas algumas células podem dividir-se e só quando necessário, especialmente para crescimento e regeneração de tecidos.
Falhas neste controlo podem permitir a proliferação descontrolada das células, estando na base do desenvolvimento de mutações que potenciam neoplasias (tumores que se tornam malignos, ou seja, cancro).
Existem proteínas cuja concentração varia ao longo do ciclo celular e que são fundamentais para a sua regulação, chamadas ciclinas. O aumento da concentração de uma ciclina faz com que o ciclo avance, ao associar-se com enzimas chamadas cinases dependentes de ciclinas (CDK). As CDK, para ficarem ativas, precisam ligar-se às ciclinas, promovendo a ativação de proteínas necessárias para a fase seguinte do ciclo.
⚙️ Pensa no ciclo celular como uma máquina complexa: as ciclinas são como as chaves que, ao ligarem-se às fechaduras (CDK), permitem que o ciclo avance de forma controlada e no momento certo.