O Paleolítico e a Hominização
Os primeiros vestígios da espécie humana foram encontrados na África. Durante o Paleolítico, as comunidades eram nómadas, recolhiam seu alimento e produziam instrumentos de pedra lascada.
A hominização é o processo lento e longo da evolução física e intelectual dos humanos. Começou com o australopiteco (bípede e vertical), passou pelo homo habilis (primeiros utensílios), homo erectus (domínio do fogo e caça em grupo), homo sapiens arcaico (culto dos mortos) até chegar ao homo sapiens sapiens, que criou utensílios de osso e madeira e as primeiras manifestações artísticas.
O fogo trouxe grandes vantagens: permitiu desenvolver a linguagem, cozinhar alimentos, iluminar o interior das grutas e aquecer. Os humanos fabricavam ferramentas como seixos talhados, pontas de lança e bifaces de marfim, ossos, madeira e pedra para caçar.
💡 Sabias que? A economia do Paleolítico era "recoletora" - as pessoas dependiam totalmente do que a natureza oferecia. Se os alimentos acabassem numa região, tinham que se mudar para outra, vivendo assim o nomadismo!